- Início
- Saborear
- Categorias
- Pão e outros Produtos de Panificação
Pão e outros Produtos de Panificação
O cheiro quente da partilha.
Pão artesanal e produtos de forno que mantêm o sabor da tradição.
O pão, na Dieta Mediterrânica, é muito mais do que um alimento, é um símbolo de partilha, tradição e equilíbrio. Feito de forma simples, com farinha, água, sal e fermento, o pão acompanha as refeições diárias desde tempos antigos, representando a base da alimentação mediterrânica.
Rico na sua composição em hidratos de carbono, de digestão lenta, como ainda de proteína, vitaminas do complexo B e minerais (fósforo, magnésio, potássio e sódio), e como fonte de energia, tornam-no indispensável num regime alimentar saudável, essencial para o bom funcionamento do corpo e da mente. Quando elaborado com farinhas integrais e fermentação natural, fornece também mais fibras, vitaminas e minerais, o que promove maior saciedade e uma absorção mais lenta do açúcar.
Além do pão de cabeça, ex-libris da serra algarvia, cozido em forno de lenha, podemos encontrar as conhecidas «costas» de erva-doce e canela, ou as «costas salgadas» com torresmos.
O pão é o alimento de base não só da alimentação em geral, mas também ingrediente central de alguns pratos tradicionais algarvios, como as sopas (de tomate, de batata, de beldroegas, de conquilhas, de amêijoas, de «cabeça de peixe»…), as açordas, (de alho, de galinha, de galo, de amêijoas, «açorda fervida», «açorda de poejo») que são, por definição, pratos onde a criatividade e a disponibilidade em produtos determina o resultado final.
Algumas pequenas indústrias artesanais, estão a fabricar pão com utilização do fermento natural, a referida «massa velha», observando-se também atualmente interesse por práticas de recuperação de cultivo de variedades de trigo antigas.
Imagem