Passar para o conteúdo principal

Leguminosas

Sabor que atravessa gerações
Grãos que contam histórias antigas.
Grão, feijão e outras leguminosas que fazem parte da tradição alimentar mediterrânica

As leguminosas são uma excelente fonte de proteína vegetal, quando combinadas com cereais ou derivados tornam-se uma ótima alternativa à carne. São ricas em fibra e hidratos de carbono de absorção lenta que contribuem para a saciedade, são fornecedoras de ferro, cálcio, zinco, ácido fólico e vitaminas do complexo B.

As leguminosas pertencem ao reino das plantas, família das Fabaceae e definem-se como grãos que crescem em vagens. Este é um grupo com grande variedade de características: cores, formas, tamanhos e texturas.

Podem ser consumidas frescas (ex: ervilha, favas) ou secas (ex: feijão, grão-de-bico, lentilhas). Outras leguminosas consumidas são os chícharos e os tremoços. Quando secas, antes do seu consumo, é necessário demolhar os grãos, para restabelecer a água perdida na secagem, aumentar a biodisponibilidade dos nutrientes e a digestibilidade destes alimentos. As leguminosas pertencem ao reino das plantas, família das Fabaceae e definem-se como grãos que crescem em vagens. Este é um grupo com grande variedade de características: cores, formas, tamanhos e texturas.

Podem ser consumidas frescas (ex: ervilha, favas) ou secas (ex: feijão, grão-de-bico, lentilhas). Outras leguminosas consumidas são os chícharos e os tremoços. Quando secas, antes do seu consumo, é necessário demolhar os grãos, para restabelecer a água perdida na secagem, aumentar a biodisponibilidade dos nutrientes e a digestibilidade destes alimentos. 
 

Leguminosas & gastronomia algarvia:

Na primavera, em termos culinários, todo o maravilhoso fulgor desta estação se exprime, mais uma vez, nos pratos confecionados com produtos da época, as favas e as ervilhas (no Algarve rural ainda designadas por «griséus»). As favas e as ervilhas são estufadas em azeite e banha com a «boneca de cheiros» (coentros, hortelã, rama de alho e/ ou rama de cebola) e dentes de alho. Também característicos da primavera são as «papas com griséus», ou a «panela podre» que são as «papas com grãos».

Outros pratos típicos:  Favas à algarvia, Ervilhas com ovos, Feijão com abóbora e batata-doce, Lebre com feijão branco, Sopa de grão com espinafres, Açorda de galinha com grão, Borreguinho ou cabrito com griséu,
 

Imagem
Leguminosas