- Início
- Saborear
- Categorias
- Ervas Aromáticas
Ervas Aromáticas
Perfumes que dão alma à cozinha.
Coentros, orégãos, tomilho e outras ervas que dão identidade à cozinha algarvia.
Coentros, orégãos, tomilho e outras ervas que dão identidade à cozinha algarvia.
Perfumes que dão alma à cozinha, as ervas aromáticas frescas ou secas, apaladam os pratos de uma forma subtil, conferindo aos mesmos efeitos benéficos para a saúde, pois a sua utilização ajuda a reduzir adição de sal, e também favorece a digestão.
A gastronomia do Algarve não se pode desassociar da utilização de ervas aromáticas, uma vez que alguns dos pratos típicos da região lhes devem o seu aroma característico. A escassez de alimentos e a frugalidade da alimentação incentivou a utilização das ervas aromáticas para intensificar o sabor das refeições. A utilização das ervas aromáticas, tais como orégãos, hortelã, nêveda, hortelã-da-ribeira, alecrim, tomilho, salsa e coentros, constitui o carisma da cozinha tradicional Algarvia. Temos presente a associação às açordas e ao xarém o aroma dos coentros, os jantares de grão à hortelã e os figos moles ao aroma do funcho.
Além da sua utilização com fins medicinais (propriedades antifúngicas, antibacterianas, anti-inflamatórias, entre outras), são também utilizadas pela apicultura, sendo os méis de rosmaninho, de alecrim e de tomilho muito apreciados pelo consumidor.
Aromáticas & gastronomia algarvia: Alecrim: Estufado de coelho bravo; Coentros: Açordas, xarém, preparação de bivalves (amêijoas, berbigões), ervilhas com ovos; Tomilho: Estufado de coelho bravo; Orégãos: salada de tomate, arjamolho, cavalas cozidas com orégãos; Salsa: molhos para peixe e carne, conserva de cenouras, jantar de feijão.
Imagem